Edital para apresentação de painéis

11º SIMPÓSIO DO DAPE e 9º SIMPÓSIO DO CAOPE - 2023

 Apresentação virtual 


A coordenação do Serviço Desmistificando o Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais – DAPE – e do Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais – CAOPE, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP, tem o prazer de convidar acadêmicos, pós-graduandos, docentes e profissionais da área de saúde para participar do 11º Simpósio do DAPE e 9º Simpósio do CAOPE, a ser realizado no dia 17 de novembro de 2023, pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP. Nesta edição, retomaremos as palestras presenciais e manteremos as apresentações de trabalhos no formato virtual. Desta forma ampliamos a participação de outras pessoas interessadas na divulgação e apresentação dos trabalhos científicos.

Todas as informações sobre o evento serão divulgadas pelo site http://www.simposiodapecaope.com.br e através de nossas redes sociais.

Investimento:

As inscrições antecipadas até 03/11/2023 terão valores de R$ 100,00 para profissionais em geral, R$ 60,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 30,00 para estudantes de graduação. Após este período os valores serão de R$ 150,00 para profissionais em geral, R$ 90,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 45,00 para estudantes de graduação. Para a submissão de trabalhos, além da inscrição, haverá uma taxa de R$ 15,00 por trabalho enviado.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Nesta edição os trabalhos científicos serão disponibilizados e apresentados integralmente no formato digital (online), segundo as normas a seguir.

 

2. Os trabalhos poderão ser apresentados em 2 modalidades: 

- Trabalhos de pesquisa científica

- Casos clínicos.

 

3. Qualquer uma das modalidades deverá ser disponibilizada e apresentada na forma de painéis virtuais. A apresentação poderá conter um painel único ou uma sequência de slides, contanto que se apresentem de forma legível em vídeo.

 

4. Serão aceitos trabalhos relacionados à área de atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais, incluindo doenças sistêmicas, doenças neurológicas, dor orofacial e reabilitação bucomaxilofacial.

 

5. Os resumos deverão ser escritos em português e poderão apresentar a versão em espanhol ou inglês, a escolha do apresentador.

 

6. O envio dos resumos e dos links de apresentação deverão ser efetuados por meio do preenchimento de formulário eletrônico na cujo link de acesso estará disponível no site http://www.simposiodapecaope.com.br.

 

7. Todo o trabalho de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles (incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes) deverá ter sido avaliado por Comitê de Ética em Pesquisa. Incluir na apresentação e na inscrição o número de aprovação do Comitê de Ética.

 

8. O período de inscrições dos trabalhos será de 03 de outubro de 2023 a 23 de outubro de 2023. Para evitar contratempos, recomenda-se o envio dos resumos e apresentações antes do último dia de inscrição. O prazo para inscrição de trabalhos foi prorrogado para 30 de outubro de 2023.

 

9. Os resumos aprovados pela Comissão Científica serão publicados no Anais do 11º Simpósio do DAPE e 9º Simpósio do CAOPE.

 

10. A comissão científica põe-se no direito de retirar o resumo da publicação final caso julgue que o trabalho não se enquadre no perfil geral do evento ou que desafie quaisquer das normas deste edital.

 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO

O título do resumo (no máximo 120 caracteres) deve ser todo em letras maiúsculas.

Certifique-se de que os nomes dos autores foram inseridos corretamente e sem abreviações. Insira os nomes em ordem que aparecerão na publicação.

O texto do resumo para pesquisa científica deve conter: introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões. E o texto do relato de caso deve conter: introdução, objetivo, relato de caso e conclusões. Ambos com no máximo 1.800 caracteres (com espaço). Nos resumos de trabalhos de pesquisa científica que envolvem seres humanos ou animais, deverão constar o respectivo número do protocolo. Se pertinente, indique a instituição de apoio financeiro. Utilize a primeira linha do campo do resumo para indicar a instituição a qual os autores pertencem, se preferirem. 

 

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

1. A apresentação deverá ser disponibilizada no formato de vídeo gravado segundo orientações mais abaixo. 

2. O conteúdo da apresentação deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. 

3. O apresentador deverá disponibilizar um e-mail de fácil acesso como meio de comunicação caso a comissão necessite contato para soluções de dúvidas.

4. Uma vez aceite o termo de submissão, o apresentador e os autores do resumo autorizam a divulgação do vídeo de apresentação ao público em geral.

5. E utilize o campo "link de apresentação virtual" no final do formulário de submissão de trabalhos para disponibilizar o link de apresentação gravado e disponibilizado conforme instruções mais abaixo.

6. Para estimular a divulgação dos trabalhos, serão conferidas 7 Menções Honrosas para os melhores trabalhos, os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora. Sendo uma de melhor trabalho na categoria geral, 2 (dois) da categoria Sistêmicos, 2 (dois) da categoria Sindrômicos e 2 (dois) da categoria Dor Orofacial. Os trabalhos selecionados terão um espaço durante a nossa programação para apresentação aberta ao público.

 

Orientações para a gravação do vídeo de apresentação:

A apresentação de painel virtual deverá ser gravada como um vídeo de no máximo 5 minutos. As apresentações devem ser no formato de vídeo mp4 gravados por alguma plataforma de preferência do autor. No vídeo devem aparecer os slides e o áudio do apresentador, não será necessária a imagem do apresentador.

Os apresentadores deverão disponibilizar os vídeos no Youtube (http://www.youtube.com), e marcar como “não listado”. Nesta configuração o vídeo somente poderá ser assistido por quem tiver o link. O URL (link) do vídeo deverá ser disponibilizado na última linha do resumo, até o limite das datas acima citado. É de responsabilidade do apresentador manter o link funcionante até o final do evento, problemas na visualização do vídeo acarretarão na não emissão do certificado de apresentação e não publicação do resumo do trabalho.

 

Saiba mais sobre como produzir seu vídeo:

Opções de softwares para produção de vídeos e outras dicas relacionadas

Para gravar uma apresentação com narração diretamente no Power Point

https://support.microsoft.com/pt-br/office/gravar-uma-apresenta%C3%A7%C3%A3o-de-slides-com-os-intervalos-e-narra%C3%A7%C3%A3o-de-slide-0b9502c6-5f6c-40ae-b1e7-e47d8741161c

http://www.ufrgs.br/sead/ensino-remoto/material-de-apoio/como-gravar-uma-apresentacao-com-narracao-no-power-point  (Material produzido pela SEAD UFRGS) 

 

Softwares on-line gratuitos que permitem gravar vídeos compartilhando a tela

Loom – https://www.loom.com/

Instruções de gravação de tela: https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-utilizar-o-loom-para-gravar-videos-4pfp05/

 

Zoom – https://zoom.us/pt-pt/meetings.html

Instruções de gravação de tela: https://zoom.us/pt-pt/resources.html

 

Icecream recorder - https://icecreamapps.com/pt/Screen-Recorder/

Instruções de gravação de tela: https://icecreamapps.com/Howto/how-to-capture-screen.html

 

 

Como disponibilizar seu vídeo no Youtube

Como criar um canal no Youtube:

 https://support.google.com/youtube/answer/1646861?hl=pt-BR

 

Como carregar seu vídeo no Youtube:

https://support.google.com/youtube/answer/57407?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt

 

 

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail:

 [email protected]

Ou

[email protected]