Edital para apresentação de painéis

12º SIMPÓSIO DO DAPE e 10º SIMPÓSIO DO CAOPE - 2025

 Apresentação virtual 


A coordenação do Serviço Desmistificando o Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais – DAPE – e do Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais – CAOPE, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP, tem o prazer de convidar acadêmicos, pós-graduandos, docentes e profissionais da área de saúde para participar do 12º Simpósio do DAPE e 10º Simpósio do CAOPE, a ser realizado no dia 30 de maio de 2025, pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP. Contaremos com atividades de apresentação de trabalhos e palestras na temática do atendimento odontológico a pacientes com doenças sistêmicas e neurodegenerativas, dor orofacial e reabilitação bucomaxilofacial.

Todas as informações sobre o evento serão divulgadas pelo site http://www.simposiodapecaope.com.br e através de nossas redes sociais.

Investimento:

As inscrições antecipadas até 30/04/2025 terão valores de R$ 110,00 para profissionais em geral, R$ 70,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 35,00 para estudantes de graduação. Após este período os valores serão de R$ 160,00 para profissionais em geral, R$ 100,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 50,00 para estudantes de graduação. Para a submissão de trabalhos, além da inscrição, haverá uma taxa de R$ 15,00 por trabalho enviado.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Nesta edição os trabalhos científicos serão disponibilizados e apresentados integralmente no formato digital (online), segundo as normas a seguir.

 

2. Os trabalhos poderão ser apresentados em 2 modalidades: 

- Trabalhos de pesquisa científica

- Casos clínicos.

 

3. Qualquer uma das modalidades deverá ser disponibilizada e apresentada na forma de painéis virtuais. A apresentação poderá conter um painel único ou uma sequência de slides, contanto que se apresentem de forma legível em vídeo.

 

4. Serão aceitos trabalhos relacionados à área de atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais, incluindo doenças sistêmicas, doenças neurológicas, dor orofacial e reabilitação bucomaxilofacial.

 

5. Os resumos deverão ser escritos em português e poderão apresentar a versão em espanhol ou inglês, a escolha do apresentador.

 

6. O envio dos resumos e dos links de apresentação deverão ser efetuados por meio do preenchimento de formulário eletrônico na cujo link de acesso estará disponível no site http://www.simposiodapecaope.com.br.

 

7. Todo o trabalho de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles (incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes) deverá ter sido avaliado por Comitê de Ética em Pesquisa. Incluir na apresentação e na inscrição o número de aprovação do Comitê de Ética.

 

8. O período de inscrições dos trabalhos será de 01 de abril de 2025 a 28 de abril de 2025. Para evitar contratempos, recomenda-se o envio dos resumos e apresentações antes do último dia de inscrição.

 

9. Os resumos aprovados pela Comissão Científica serão publicados no Anais do 12º Simpósio do DAPE e 10º Simpósio do CAOPE.

 

10. A comissão científica põe-se no direito de retirar o resumo da publicação final caso julgue que o trabalho não se enquadre no perfil geral do evento ou que desafie quaisquer das normas deste edital.

 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO


 PAINEL DE PESQUISA CIENTÍFICA

Título: em letras maiúsculas até 120 caracteres

Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador ou supervisor do trabalho o último autor.

Resumo: na forma de resumo estruturado com no máximo 1.800 caracteres (com espaço). Deverá obrigatoriamente conter os seguintes tópicos: Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

Nota: O objetivo reflete o propósito do estudo. A metodologia deve incluir o cenário para o estudo, os sujeitos e sua quantidade, o tratamento ou intervenção e o tipo de análise estatística. Os resultados incluem o desfecho do estudo e a significância estatística, se apropriado. As conclusões declaram a significância dos resultados.


PAINEL DE CASO CLÍNICO

Título: em letras maiúsculas até 120 caracteres

Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador ou supervisor do trabalho o último autor.

Resumo: na forma de texto corrido com no máximo 1.800 caracteres (com espaço). Deverá conter, obrigatoriamente, a descrição do caso, exames complementares utilizados, diagnóstico, manejo e acompanhamento. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS E APRESENTAÇÕES

A avaliação será feita pela comissão organizadora do evento, considerando:

  1. Adequação dos resumos às normas de submissão

  2. Utilização adequada da língua Portuguesa com qualidade que permita sua compreensão e adequada avaliação

  3. Adequação do trabalho à categoria na qual foi inscrito 

  4. Relevância e contribuição ao conhecimento

  5. Originalidade do estudo e inclusão das informações sobre a metodologia e seus principais resultados (pesquisa científica)

  6. Dificuldade diagnóstica/manejo odontológico e detalhamento completo do caso (caso clínico)


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. A apresentação deverá ser disponibilizada no formato de vídeo gravado segundo orientações mais abaixo. 
2. O conteúdo da apresentação deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo.  
3. O apresentador deverá disponibilizar um e-mail de fácil acesso como meio de comunicação caso a comissão necessite contato para soluções de dúvidas.
4. Uma vez aceite o termo de submissão, o apresentador e os autores do resumo autorizam a divulgação ao público em geral.
5. Utilize o campo "link de apresentação virtual" no final do formulário de submissão de trabalhos para disponibilizar o link de apresentação gravado. A apresentação deverá ser disponibilizada no formato de vídeo gravado de no máximo 10 minutos segundo orientações e sugestões abaixo:   


Orientações para a gravação do vídeo de apresentação:

A apresentação de painel virtual deverá ser gravada como um vídeo de no máximo 10 minutos. As apresentações devem ser no formato de vídeo mp4 gravados por alguma plataforma de preferência do autor. No vídeo devem aparecer os slides e o áudio do apresentador, não será necessária a imagem do apresentador.

Os apresentadores deverão disponibilizar os vídeos no Youtube (http://www.youtube.com), e marcar como “não listado”. Nesta configuração o vídeo somente poderá ser assistido por quem tiver o link. O URL (link) do vídeo deverá ser disponibilizado na última linha do resumo, até o limite das datas acima citado. É de responsabilidade do apresentador manter o link funcionante até o final do evento, problemas na visualização do vídeo acarretarão na não emissão do certificado de apresentação e não publicação do resumo do trabalho.

 

Saiba mais sobre como produzir seu vídeo:

Opções de softwares para produção de vídeos e outras dicas relacionadas

Para gravar uma apresentação com narração diretamente no Power Point

https://support.microsoft.com/pt-br/office/gravar-uma-apresenta%C3%A7%C3%A3o-de-slides-com-os-intervalos-e-narra%C3%A7%C3%A3o-de-slide-0b9502c6-5f6c-40ae-b1e7-e47d8741161c

http://www.ufrgs.br/sead/ensino-remoto/material-de-apoio/como-gravar-uma-apresentacao-com-narracao-no-power-point  (Material produzido pela SEAD UFRGS) 

 

Softwares on-line gratuitos que permitem gravar vídeos compartilhando a tela

Loom – https://www.loom.com/

Instruções de gravação de tela: https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-utilizar-o-loom-para-gravar-videos-4pfp05/

 

Zoom – https://zoom.us/pt-pt/meetings.html

Instruções de gravação de tela: https://zoom.us/pt-pt/resources.html

 

Icecream recorder - https://icecreamapps.com/pt/Screen-Recorder/

Instruções de gravação de tela: https://icecreamapps.com/Howto/how-to-capture-screen.html

 

 

Como disponibilizar seu vídeo no Youtube

Como criar um canal no Youtube:

 https://support.google.com/youtube/answer/1646861?hl=pt-BR

 

Como carregar seu vídeo no Youtube:

https://support.google.com/youtube/answer/57407?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt

 



 PREMIAÇÃO

Para estimular a divulgação dos trabalhos, serão conferidas 9 Menções Honrosas para os melhores trabalhos, os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora designada pela Coordenação do evento. Os trabalhos serão premiados na categoria geral (1 trabalho), na categoria Sistêmicos (2 trabalhos), na categoria Reabilitação Bucomaxilofacial (2 trabalhos), na categoria Sindrômicos (2 trabalhos) e na categoria Dor Orofacial (2 trabalhos). Os trabalhos selecionados terão um espaço durante a nossa programação para apresentação aberta ao público.



Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail:

 [email protected]

Ou

 [email protected]