Todas as informações sobre o evento serão divulgadas pelo site http://www.simposiodapecaope.com.br
Investimento:
As inscrições antecipadas até 30/04/2025 terão valores de R$ 110,00 para
profissionais em geral, R$ 70,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 35,00
para estudantes de graduação. Após este período os valores serão de R$ 160,00
para profissionais em geral, R$ 100,00 para estudantes de pós-graduação e R$
50,00 para estudantes de graduação. Para a submissão de trabalhos, além da inscrição, haverá uma
taxa de R$ 15,00 por trabalho enviado.
DISPOSIÇÕES
GERAIS
1. Nesta edição
os trabalhos científicos serão disponibilizados e apresentados integralmente no
formato digital (online), segundo as normas a seguir.
2. Os trabalhos
poderão ser apresentados em 2 modalidades:
- Trabalhos de pesquisa científica
- Casos clínicos.
3. Qualquer uma
das modalidades deverá ser disponibilizada e apresentada na forma de painéis virtuais.
A apresentação poderá conter um painel único ou uma sequência de slides,
contanto que se apresentem de forma legível em vídeo.
4. Serão aceitos
trabalhos relacionados à área de atendimento odontológico a pacientes com necessidades
especiais, incluindo doenças sistêmicas, doenças neurológicas, dor orofacial e reabilitação bucomaxilofacial.
5. Os resumos
deverão ser escritos em português e poderão apresentar a versão em espanhol ou
inglês, a escolha do apresentador.
6. O envio dos
resumos e dos links de apresentação deverão ser efetuados por meio do
preenchimento de formulário eletrônico na cujo link de acesso
estará disponível no site http://www.simposiodapecaope.com.br.
7. Todo o
trabalho de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles
(incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados
de pacientes) deverá ter sido avaliado por Comitê de Ética em Pesquisa. Incluir
na apresentação e na inscrição o número de aprovação do Comitê de Ética.
8. O período de inscrições dos trabalhos será de 01 de abril de 2025 a 28 de abril de 2025. Para evitar contratempos, recomenda-se o envio dos resumos e apresentações antes do último dia de inscrição.
9. Os resumos
aprovados pela Comissão Científica serão publicados no Anais do 12º Simpósio do
DAPE e 10º Simpósio do CAOPE.
10. A comissão científica põe-se no direito de retirar o resumo da publicação final caso julgue que o trabalho não se enquadre no perfil geral do evento ou que desafie quaisquer das normas deste edital.
INSTRUÇÕES
PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
Título: em letras maiúsculas até 120 caracteres
Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador ou supervisor do trabalho o último autor.
Resumo: na forma de resumo estruturado com no máximo 1.800 caracteres (com espaço). Deverá obrigatoriamente conter os seguintes tópicos: Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.
Nota: O objetivo reflete o propósito do estudo. A metodologia deve incluir o cenário para o estudo, os sujeitos e sua quantidade, o tratamento ou intervenção e o tipo de análise estatística. Os resultados incluem o desfecho do estudo e a significância estatística, se apropriado. As conclusões declaram a significância dos resultados.
PAINEL DE CASO CLÍNICO
Título: em letras maiúsculas até 120 caracteres
Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador ou supervisor do trabalho o último autor.
Resumo: na forma de texto corrido com no máximo 1.800 caracteres (com espaço). Deverá conter, obrigatoriamente, a descrição do caso, exames complementares utilizados, diagnóstico, manejo e acompanhamento. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS E APRESENTAÇÕES
A avaliação será feita pela comissão organizadora do evento, considerando:
Adequação dos resumos às normas de submissão
Utilização adequada da língua Portuguesa com qualidade que permita sua compreensão e adequada avaliação
Adequação do trabalho à categoria na qual foi inscrito
Relevância e contribuição ao conhecimento
Originalidade do estudo e inclusão das informações sobre a metodologia e seus principais resultados (pesquisa científica)
Dificuldade diagnóstica/manejo odontológico e detalhamento completo do caso (caso clínico)
APRESENTAÇÃO
DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Orientações
para a gravação do vídeo de apresentação:
A apresentação de painel virtual deverá ser gravada como um
vídeo de no máximo 10 minutos. As apresentações devem ser no formato de vídeo
mp4 gravados por alguma plataforma de preferência do autor. No vídeo devem
aparecer os slides e o áudio do apresentador, não será necessária a imagem do
apresentador.
Os apresentadores deverão disponibilizar os vídeos no Youtube
(http://www.youtube.com), e marcar como “não listado”. Nesta configuração
o vídeo somente poderá ser assistido por quem tiver o link. O URL (link) do
vídeo deverá ser disponibilizado na última linha do resumo, até o limite das
datas acima citado. É
de responsabilidade do apresentador manter o link funcionante até o final do
evento, problemas na visualização do vídeo acarretarão na não emissão do
certificado de apresentação e não publicação do resumo do trabalho.
Saiba
mais sobre como produzir seu vídeo:
Opções de
softwares para produção de vídeos e outras dicas relacionadas
Para
gravar uma apresentação com narração diretamente no Power Point
http://www.ufrgs.br/sead/ensino-remoto/material-de-apoio/como-gravar-uma-apresentacao-com-narracao-no-power-point
(Material produzido pela SEAD UFRGS)
Softwares
on-line gratuitos que permitem gravar vídeos
compartilhando a tela
Loom – https://www.loom.com/
Instruções
de gravação de tela: https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-utilizar-o-loom-para-gravar-videos-4pfp05/
Zoom – https://zoom.us/pt-pt/meetings.html
Instruções
de gravação de tela: https://zoom.us/pt-pt/resources.html
Icecream
recorder - https://icecreamapps.com/pt/Screen-Recorder/
Instruções
de gravação de tela: https://icecreamapps.com/Howto/how-to-capture-screen.html
Como
disponibilizar seu vídeo no Youtube
Como
criar um canal no Youtube:
https://support.google.com/youtube/answer/1646861?hl=pt-BR
Como
carregar seu vídeo no Youtube:
https://support.google.com/youtube/answer/57407?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt
PREMIAÇÃO
Para estimular a divulgação dos trabalhos, serão conferidas 9 Menções Honrosas para os melhores trabalhos, os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora designada pela Coordenação do evento. Os trabalhos serão premiados na categoria geral (1 trabalho), na categoria Sistêmicos (2 trabalhos), na categoria Reabilitação Bucomaxilofacial (2 trabalhos), na categoria Sindrômicos (2 trabalhos) e na categoria Dor Orofacial (2 trabalhos). Os trabalhos selecionados terão um espaço durante a nossa programação para apresentação aberta ao público.
Quaisquer
dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail:
Ou