A coordenação do Serviço Desmistificando o Atendimento Odontológico a
Pacientes com Necessidades Especiais – DAPE – e do Centro de Atendimento
Odontológico a Pacientes Especiais – CAOPE, da Faculdade de Odontologia de
Ribeirão Preto/USP, tem o prazer de convidar acadêmicos, pós-graduandos,
docentes e profissionais da área de saúde para participar do 11º Simpósio do
DAPE e 9º Simpósio do CAOPE, a ser realizado no dia 17 de novembro de 2023, pela
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP.
Todas as informações sobre o evento serão divulgadas pelo site http://www.simposiodapecaope.com.br
Investimento:
As inscrições antecipadas até 03/11/2023 terão valores de R$ 100,00 para
profissionais em geral, R$ 60,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 30,00
para estudantes de graduação. Após este período os valores serão de R$ 150,00
para profissionais em geral, R$ 90,00 para estudantes de pós-graduação e R$
45,00 para estudantes de graduação. Para a submissão de trabalhos, além da inscrição, haverá uma
taxa de R$ 15,00 por trabalho enviado.
DISPOSIÇÕES
GERAIS
1. Nesta edição
os trabalhos científicos serão disponibilizados e apresentados integralmente no
formato digital (online), segundo as normas a seguir.
2. Os trabalhos
poderão ser apresentados em 2 modalidades:
- Trabalhos de pesquisa científica
- Casos clínicos.
3. Qualquer uma
das modalidades deverá ser disponibilizada e apresentada na forma de painéis virtuais.
A apresentação poderá conter um painel único ou uma sequência de slides,
contanto que se apresentem de forma legível em vídeo.
4. Serão aceitos
trabalhos relacionados à área de atendimento odontológico a pacientes com necessidades
especiais, incluindo doenças sistêmicas, doenças neurológicas, dor orofacial e reabilitação bucomaxilofacial.
5. Os resumos
deverão ser escritos em português e poderão apresentar a versão em espanhol ou
inglês, a escolha do apresentador.
6. O envio dos
resumos e dos links de apresentação deverão ser efetuados por meio do
preenchimento de formulário eletrônico na cujo link de acesso
estará disponível no site http://www.simposiodapecaope.com.br.
7. Todo o
trabalho de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles
(incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados
de pacientes) deverá ter sido avaliado por Comitê de Ética em Pesquisa. Incluir
na apresentação e na inscrição o número de aprovação do Comitê de Ética.
8. O período de
inscrições dos trabalhos será de 03 de outubro de 2023 a 23
de outubro de 2023. Para evitar contratempos, recomenda-se o envio dos resumos e
apresentações antes do último dia de inscrição. O prazo para inscrição de trabalhos foi prorrogado para 30 de outubro de 2023.
9. Os resumos
aprovados pela Comissão Científica serão publicados no Anais do 11º Simpósio do
DAPE e 9º Simpósio do CAOPE.
10. A comissão científica põe-se no direito de retirar o resumo da publicação final caso julgue que o trabalho não se enquadre no perfil geral do evento ou que desafie quaisquer das normas deste edital.
INSTRUÇÕES
PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
O título do
resumo (no máximo 120 caracteres) deve ser todo em letras maiúsculas.
Certifique-se de
que os nomes dos autores foram inseridos corretamente e sem abreviações. Insira
os nomes em ordem que aparecerão na publicação.
O texto do
resumo para pesquisa científica deve conter: introdução, objetivos, métodos,
resultados e conclusões. E o texto do relato de caso deve conter: introdução,
objetivo, relato de caso e conclusões. Ambos com no máximo 1.800 caracteres
(com espaço). Nos resumos de trabalhos de pesquisa científica que envolvem
seres humanos ou animais, deverão constar o respectivo número do protocolo. Se
pertinente, indique a instituição de apoio financeiro. Utilize a primeira linha
do campo do resumo para indicar a instituição a qual os autores pertencem, se
preferirem.
APRESENTAÇÃO
DO TRABALHO
1. A
apresentação deverá ser disponibilizada no formato de vídeo gravado segundo
orientações mais abaixo.
2. O conteúdo da
apresentação deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo.
3. O
apresentador deverá disponibilizar um e-mail de fácil acesso como meio de
comunicação caso a comissão necessite contato para soluções de dúvidas.
4. Uma vez
aceite o termo de submissão, o apresentador e os autores do resumo autorizam a
divulgação do vídeo de apresentação ao público em geral.
5. E utilize o campo "link de apresentação virtual" no final do formulário de submissão de trabalhos para disponibilizar o link de apresentação gravado e disponibilizado conforme instruções mais abaixo.
6. Para
estimular a divulgação dos trabalhos, serão conferidas 7 Menções Honrosas para
os melhores trabalhos, os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora.
Sendo uma de melhor trabalho na categoria geral, 2 (dois) da categoria Sistêmicos,
2 (dois) da categoria Sindrômicos e 2 (dois) da categoria Dor Orofacial. Os
trabalhos selecionados terão um espaço durante a nossa programação para
apresentação aberta ao público.
Orientações
para a gravação do vídeo de apresentação:
A apresentação de painel virtual deverá ser gravada como um
vídeo de no máximo 5 minutos. As apresentações devem ser no formato de vídeo
mp4 gravados por alguma plataforma de preferência do autor. No vídeo devem
aparecer os slides e o áudio do apresentador, não será necessária a imagem do
apresentador.
Os apresentadores deverão disponibilizar os vídeos no Youtube
(http://www.youtube.com), e marcar como “não listado”. Nesta configuração
o vídeo somente poderá ser assistido por quem tiver o link. O URL (link) do
vídeo deverá ser disponibilizado na última linha do resumo, até o limite das
datas acima citado. É
de responsabilidade do apresentador manter o link funcionante até o final do
evento, problemas na visualização do vídeo acarretarão na não emissão do
certificado de apresentação e não publicação do resumo do trabalho.
Saiba
mais sobre como produzir seu vídeo:
Opções de
softwares para produção de vídeos e outras dicas relacionadas
Para
gravar uma apresentação com narração diretamente no Power Point
http://www.ufrgs.br/sead/ensino-remoto/material-de-apoio/como-gravar-uma-apresentacao-com-narracao-no-power-point
(Material produzido pela SEAD UFRGS)
Softwares
on-line gratuitos que permitem gravar vídeos
compartilhando a tela
Loom – https://www.loom.com/
Instruções
de gravação de tela: https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-utilizar-o-loom-para-gravar-videos-4pfp05/
Zoom – https://zoom.us/pt-pt/meetings.html
Instruções
de gravação de tela: https://zoom.us/pt-pt/resources.html
Icecream
recorder - https://icecreamapps.com/pt/Screen-Recorder/
Instruções
de gravação de tela: https://icecreamapps.com/Howto/how-to-capture-screen.html
Como
disponibilizar seu vídeo no Youtube
Como
criar um canal no Youtube:
https://support.google.com/youtube/answer/1646861?hl=pt-BR
Como
carregar seu vídeo no Youtube:
https://support.google.com/youtube/answer/57407?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt
Quaisquer
dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail:
Ou